As doenças do coração respondem pelo primeiro lugar entre as causas mundiais de morte. Preocupar-se com o próprio corpo não é apenas uma questão de estética, mas, um cuidado com a saúde. Controlar o peso, os níveis de gordura, o colesterol e a glicose, entre outras questões, é essencial para manter uma vida saudável e com menor risco de problemas. A manutenção do peso tem sido algo difícil para grande parte da população e muitas pessoas acabam enroladas pelo efeito ioiô, engordando e emagrecendo com a mesma intensidade, interferindo diretamente no funcionamento do coração.
Diversas pesquisas já comprovaram que a obesidade aumenta as chances de problemas no coração. Entretanto, o estudo liderado por Somwail Rasla, do Hospital Memorial de Rhode Island, nos Estados Unidos, revelou que o hábito de fazer dietas e passar por fases de perda e ganho de peso repetidamente também aumenta as chances de óbito. A pesquisa avaliou 158 mil mulheres em fase pós-menopausa, durante 11 anos, constatando que as voluntárias apresentaram peso normal no princípio da avaliação e, ao passarem por ciclos de perda e ganho de peso, apresentaram 66% a mais de risco de morte por ataque cardíaco do que aquelas que mantiveram o ponteiro da balança num patamar estável, mesmo já estando acima do peso.
O estudo é uma boa ferramenta para demonstrar a importância de uma vida equilibrada. O ideal é ter uma rotina de alimentação, sempre com hábitos saudáveis. Caso seja preciso perder uma quantidade maior de peso, o indicado é recorrer a alguma prática prazerosa para conseguir manter a sequência, ou formas mais radicais, como por exemplo a cirurgia bariátrica, propiciando que se elimine o excesso necessário. Após perder peso é indicado a manutenção com acompanhamento profissional para garantir uma seqüência saudável de alimentação e acabar com o perigoso efeito ioiô.
A atividade física é também uma forte aliada na prevenção de doenças ligadas a obesidade e ao coração. Reservar tempo para praticar exercícios ajuda a colocar a saúde em sincronia com a rotina, proporcionando bem-estar para quem pratica e evitando o reganho de peso tão frequente.
Os profissionais da área de saúde são indicados para acompanhar o paciente antes, durante e depois do processo de emagrecimento. Adotar um estilo de vida saudável, evitando dietas mirabolantes e arriscadas, são dicas importantes para conseguir controlar o peso e problemas como colesterol, pressão arterial e glicose. Cuidar do próprio corpo é a melhor maneira de manter a saúde adequada.