Antes de realizar uma cirurgia bariátrica é preciso considerar diversos fatores. Um deles é a mudança na absorção de nutrientes pelo organismo do paciente, que muitas vezes já possui carências nutricionais.
No Brasil, quatro técnicas operatórias são regulamentadas: bypass gástrico, gastrectomia vertical, derivação biliopancreática e banda gástrica ajustável. Cada uma delas produz efeitos diferentes na forma que o corpo absorve os nutrientes e necessita de uma abordagem de suplementação alimentar específica.
Compreender o funcionamento delas permite ao paciente avaliar melhor qual é a mais apropriada a sua realidade e seus objetivos, além de prepará-lo desde cedo para as mudanças pelas quais deverá passar para atingir sucesso no tratamento.
A conscientização sobre estas transformações deve ser feita pela equipe multidisciplinar, especialmente pelo nutricionista, durante o período pré-operatório para minimizar os riscos e possibilidades de complicações a médio e longo prazo.
Outra questão importante é fazer uma investigação completa antes da decisão pela cirurgia, já que muitos pacientes desenvolvem defasagem de nutrientes por conta de uma alimentação rica em calorias e pobres em nutrientes.
Converse com sua equipe multidisciplinar e descubra qual a melhor técnica para você!
Fonte: SBCBM