Um dos maiores temores de quem se submete à cirurgia bariátrica é o reganho de peso após a cirurgia. Durante o pré-operatório, a pessoa passa por diversos exames e preparativos. Depois da cirurgia, deverá se manter motivada, além dos procedimentos que deverá adotar, como consultas periódicas e tratamento psicológico à longo prazo, como reeducação alimentar e prática de atividade física. O processo é cercado por temores, mitos e verdades.
Engana-se quem acha que, após a cirurgia, nunca vai recuperar parte do peso.
É possível que, depois de todos os elogios e melhorias na qualidade de vida e na rotina dos primeiros 18 meses, o paciente recupere alguns quilos, permanecendo saudável e mantendo o percentual de sucesso da cirurgia. Entretanto, é preciso atenção para verificar quanto do reganho de peso é normal e quanto requer acompanhamento profissional.
Os casos com recuperação entre 5% a 10% do peso, sem intervenção clínica, são considerados normais nos primeiros 24 meses. Contudo, quando o reganho ocorre em menos de um ano, de maneira rápida, associada à maus hábitos e com retomada de alguns sintomas, relacionados à obesidade, como diabetes, apneia do sono e colesterol elevado, a situação não é normal e deve ser avaliada para verificar a necessidade de tratamento.
O reganho de peso ocorre, porque depois de algum tempo, o apetite aumenta, a determinação para praticar exercícios pode diminuir, as pessoas estarão mais acostumadas com seu corpo e, por isso, os elogios serão menos frequentes, o paciente pode estar consumindo álcool e, apresentar quadros psicológicos como depressão. A pessoa precisa de acompanhamento durante o período que for necessário, para análise da evolução para receber feedback e manter a motivação.
É importante manter o acompanhamento com sua equipe médica para maximizar seus resultados e evitar ou controlar o reganho de peso, não se esqueça que o acompanhamento deve ser realizado por um período muito maior que o pós operatório durante o primeiro ano.
Para maiores informações, consulte nossa equipe de especialistas.