O consumo excessivo de sódio faz mal à saúde e acaba sendo um vilão no cotidiano de quem deseja manter uma alimentação equilibrada. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o consumo diário não ultrapassar 2.400 mg, ou seja, 6 gramas de sal. Diversas pesquisas revelam que o consumo brasileiro chega a ser mais que o dobro recomendado. Por isso, nossa nutricionista separou 5 sugestões de temperos naturais para substituir o sal em suas refeições para ficarem mais saborosas e saudáveis.
1 – Mix de ervas
Pode ser usado para preparar carnes, molhos e feijão, entre outros alimentos. Basta bater no liquidificador as partes iguais de sal marinho, orégano, manjericão e alecrim (ervas desidratadas). Você também pode variar usando semente de mostarda, cominho e pimenta do reino entre outros temperos naturais.
2 – Marinada
Tempere carnes com uma mistura de vinho, suco de laranja, suco de limão ou suco de abacaxi com temperos, como cebola, alho, alecrim, coentro, sálvia, tomilho e louro. Deixe a carne marinando na geladeira por cerca de uma hora. O tempero deixará a carne mais saudável e saborosa.
3 – Óleo de especiarias
Utilize azeite de oliva extravirgem, pimenta dedo-de-moça, um dente de alho, um ramo de alecrim e folhinhas de manjericão. Use o próprio vidro do azeite para juntar os ingredientes. Varie as opções e terá vários sabores para temperar saladas, refogar a comida ou comer com pão e torradinhas integrais.
4 – Gersal
Excelente opção para o preparo de arroz, legumes ou saladas. Misture quatro colheres de chá de semente de gergelim torrado com duas colheres de chá de sal marinho grosso. Triture e guarde em um pote fechado.
5 – Caldo caseiro de legumes
Um preparo simples para substituir os cubinhos industrializados de caldo de legumes. Cozinhe alho, alho-poró, louro, orégano, aipo, cenoura, moranga e talos com água. Coe e congele em potes para usar em risotos, sopas e molhos.