Uma das principais dúvidas entre pacientes de pré e pós operatório é o chamado “Dumping”. A palavra de origem inglesa, deriva do termo “dump” e significa “despejar ou esvaziar”, entre outros. Para algumas pessoas que já passaram por procedimentos cirúrgicos de emagrecimento, o significado de Dumping é bem diferente e incomodo.
Dumping é uma sensação de mal-estar, normalmente, apresentada após uma alimentação muito rica em carboidratos, ou seja, açúcar. Ocorre devido à passagem muito rápida dos alimentos do estômago para o intestino. Então, assim que a pessoa ingere um alimento que contém muito açúcar, imediatamente, passa a ter um desconforto. A elevada ingestão de carboidratos causa um aumento súbito da insulina, acarretando uma crise de hipoglicemia. Os sintomas mais comuns são a sudorese, taquicardia (batedeira no peito) e sensação de desmaio. Entretanto, alguns pacientes relatam a sensação de peso na barriga, náuseas e vômitos, entre 10 e 20 minutos após as refeições. Entre 20 minutos e 1 hora após as refeições, eles relataram aumento do abdômen, gases, dor abdominal, cólicas e até diarreia.
Os pacientes com sintomas de Dumping devem ser tratados com orientação nutricional, modificando os hábitos alimentares. Há também a possibilidade da prescrição médica de remédios que atrasam a passagem dos alimentos do estômago para o intestino, reduzindo os picos de glicose e insulina após as refeições.
O Dumping é muito mais frequente em pacientes que fizeram o Bypass gástrico ou a cirurgia de Foby-Capella (bariátrica) que aqueles que fizeram a Gastrectomia tubolar (Sleeve), sendo que nesta última, a possibilidade de ocorrer o Dumping é pequena.
É importante ressaltar que todo acompanhamento pós-cirúrgico com um nutricionista e um gastroenterologista avalia eventuais sintomas de Dumping para prevenir doenças.
Clique e leia mais!